Viva Grande BH

Instituto Unimed-BH apresenta programação cultural para curtir de casa
Há 1 mês

Além das atrações do Festival Desperta, semanalmente, o Instituto recomenda uma série de lives e espetáculos online, reforçando a importância do isolamento para evitar o avanço do novo coronavírus

O Instituto Unimed-BH mantém-se firme em sua missão e continua apoiando diversos grupos e atrações culturais e artísticas, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Em conjunto com seus parceiros e projetos, patrocinados pelos mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, a instituição adaptou suas ações para a nova realidade, agora online. As atrações são voltadas para diferentes públicos e há opções para adultos e crianças.

Um bom exemplo desse apoio é a programação agregada ao Festival Desperta, em versão “em casa”. A iniciativa traz uma intensa lista de atrações, com a curadoria e patrocínio do Instituto Unimed-BH. Toda a programação está sendo divulgada pelo Instagram @unimedbh  e no canal do YouTube da Unimed-BH.

Além disso, o Instituto Unimed-BH divulga uma programação semanal com uma seleção de espetáculos e ações culturais patrocinadas pela entidade, que também são compartilhados nos perfis da Unimed-BH nas mídias sociais. Confira os destaques da programação da semana:

SÉRIE BH INSTRUMENTAL PLAYLIST: Episódio 5 – Brasil Brasileiro

O mais recente episódio desta série, disponível no canal da Veredas Produções no YouTube, convida para um passeio que passa por referências diversas de ritmos brasileiros. Começa com o grupo Nó em Pingo D’Água, em atividade desde 1979, liderado por Mário Sève, que nos leva pelos embalos do choro-canção numa versão para “Copacabana Princesinha do Mar”. Segue pelo choro contemporâneo, com influências gitanas dos jovens do grupo Assanhado Quarteto em “Carnaval Cigano”. Por fim, o baixista Aloízio Horta flerta com o forró em “Pra Dançar Com Ela”. Um episódio feito para assistir dançando. A Série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções com patrocínio do Instituto Unimed-BH, é um espaço para artistas da cena instrumental apresentarem seus trabalhos. O patrocínio à Série BH Instrumental só é possível graças ao incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural Unimed-BH. 

SÉRIE BH INSTRUMENTAL PLAYLIST: Episódio 5 – Brasil Brasileiro

Shows com Grupo Nó em Pingo D’água, Assanhado Quarteto e Aloizio Horta

Onde: YouTube Veredas Produções – youtube.com/veredasproducoes

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS – Palestra com Yara Tupynambá

Durante o isolamento social, as redes sociais da Academia Mineira de Letras estão repletas de poesia, crônicas e dicas de leitura. Além de algumas inéditas, a Academia Mineira de Letras também disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever. Nesta semana, a programação online da instituição recomenda a palestra “Ilustração e Literatura – artes que se complementam”, ministrada pela renomada artista plástica mineira Yara Tupynambá. A pintora e ex-aluna do mestre Guignard mostra um pouco de seus processos de criação e relembra histórias com amigos escritores com quem já colaborou.

 Academia Mineira de Letras – Palestra com Yara Tupynambá

“Ilustração e Literatura – artes que se complementam”

Onde: YouTube Academia Mineira de Letras – youtube.com/AcademiaMineiraDeLetras

MUSEU DOS BRINQUEDOS EM CASA

O Museu dos Brinquedos também adaptou a sua programação para o meio online. Em seu canal no Youtube (youtube.com/MuseuBrinq), disponibiliza vídeos e outros conteúdos que resgatam brincadeiras antigas, canções infantis e propõem atividades de integração para as famílias que estão em casa.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS – VIDEODOCUMENTÁRIOS

A Filarmônica mineira indica uma série de vídeos, disponíveis em suas redes sociais, sobre a música de concerto e a orquestra. Lá é possível acessar uma seleção especial escolhida entre os mais de cem documentários do seu acervo no canal do YouTube.

Onde: youtube.com/FilarmonicaDeMinasGerais

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.